segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O QUE É HERNIA DIAFRAGMÁTICA CONGENITA????

RESPONDENDO A PERGUNTA.....

Hérnias do Diafragma

Nessa seção abordaremos somente as hérnias diafragmáticas congênitas .

O que é o diafragma?

O diafragma é o principal músculo responsável por nossa respiração. De maneira simplista, podemos dizer que esse músculo nos divide (transversalmente) ao meio. Tudo o que fica para cima do diafragma é o tórax, e o que fica para baixo é o abdômen.
1DR. ANTONIO VENDRAMI MALUCELLI - Cirurgiao do Torax CRM 11502-PR
Figura acima: visão superior (atlas de cirurgia) do músculo diafragma
Hérnia Congênita
As hérnias diafragmáticas congênitas ocorrem em 1 a cada 2.500 nascimentos, sendo mais comum no sexo masculino que no feminino (2 para 1). Geralmente o recém-nascido/criança já apresenta sintomatologia de dispneia (falta de ar), dor torácica e eventualmente hipoplasia (menor crescimento do pulmão) no hemitórax que apresenta a hérnia.

Podem ser subdivididas em:

A) Hérnia Diafragmática Congênita de Morgani: ocorre no segmento antero-lateral do diafragma.

B) Hérnia Diafragmática Congênita de Bochdalek: ocorre no segmento póstero-lateral do diafragma, mais comumente no lado esquerdo, e ocorre herniação do conteúdo abdominal (estômago e intestino). Devido a isso, ocorrerá diminuição do crescimento do pulmão (hipoplasia) do lado comprometido e pode haver associação com doenças cardiológicas e neurológicas (locais).

Quais as consequências de uma hérnia do diafragma?

 O recen-nascido poderá apresentar dor torácica, falta de ar, infecções pulmonares de repetição, hipoplasia pulmonar e/ou sintomas de alterações do trânsito gastrointestinal (alteração na digestão, etc).

Tratamento da Hérnia Diafragmática Congênita
O tratamento pode ser feito por meio de videocirurgia do tórax / cirurgia do tórax minimamente invasiva ou de cirurgia torácica convencional.

QUAIS SÃO AS MAIORES INOVAÇÕES NO TRATAMENTO DESSA DOENÇA?

A maior inovação está nas formas de abordagem dessa doença e, eventualmente, na técnica cirúrgica (maneira como a cirurgia é feita) empregada pelo cirurgião. As discussões acerca dessas técnicas se dão em congressos médicos científicos nacionais e internacionais, dos quais o Dr. Malucelli tem participado, apresentando temas e assistindo a palestras.

O Dr. Malucelli acumulou, desde 1994, uma larga experiência no tratamento de diversas doenças do tórax e das vias aéreas (laringe / traqueia / brônquios) em adultos e crianças, dando assistência ao Hospital Pediátrico Pequeno Príncipe (considerado centro de excelência latinoamericana em cirurgia de crianças) e ao Hospital e Pronto-Socorro Universitário Evangélico, bem como em sua clínica particular, todos situados em Curitiba-Paraná, Brasil.

O Dr. Malucelli se especializou em cirurgia do tórax na Harvard University (em Boston), no Memorial Hospital (em New York) e na Washington University (em Saint Louis), considerados grandes centros médicos e de pesquisa norte-americanos e mundiais.

FONTE:Cirurgia Torácica Pediátrica
DR. ANTONIO V. MALUCELLI - Cirurgião do Tórax CRM 11502-PR
BOM AMANHÃ TEM MAIS, BEIJOS E FIKEM COM DEUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário