quinta-feira, 11 de agosto de 2011

RESPOSTA DE UM ESPECIALISTA!!!

COMO DISSE EM UM DOS MEUS POST, FIZ CONTATO COM UM MÉDICO ESPECIALISTA EM HDC....
AI VAI A RESPOSTA SOBRE O ASSUNTO!!!!

Bruna Candido [amorarth@yahoo.com.br]
OLÁ, PRECISO DE SUA AJUDA!
PERDI MEU BEBE NO FIM DO ANO PASSADO, *14/12 - +15/12/2010
FIZ UMA EXELENTE PRÉ-NATAL E MESMO COM TODOS OS EXAMES NÃO DESCOBRIRAM QUE MEU FILHO TINHA HDC,DESCOBRI APOS SEU NASCIMENTO, COMO DIZEM OS MÉDICOS ERA GRAVE MAS ELE ESTAVA ESTÁVEL, ELE SE FOI COM 24Hs APENAS....
PRECISO DE RESPOSTAS LI SUA PUPLICAÇÃO SOBRE FATORES PROGNÓSTICO E SOBREVIDA ACHEI MUITO INTERESSANTE...
POR FAVOR ME AJUDE A ENTENDER MAIS ESSA DOENÇA RARA E GRAVE...
 
RESPOSTA....
Sra. Bruna.
A hérnia diafragmática congênita é uma das malformações mais graves e com grande mortalidade porque além do defeito no fechamento do diafragma ( que é o músculo que separa o torax e o abdome e participa dos movimentos respiratórios), existem malformações ainda mais graves do desenvolvimento dos pulmões (hipoplasia pulmonar) e dos vasos sanguíneo que levam sangue do coração aos pulmões para oxigenação (hipertensão pulmonar persistente). É frequente o recém-nascido passar por uma fase inicial de relativa estabilidade (chamada fase de lua-de-mel, quando a doença se manifesta mais brandamente) e evoluir para uma descompensação que pode ser fulminante, mesmo com cuidados máximos da UTI neonatal.
Em relação ao diagnóstico pré-natal, nem sempre é visualizado o defeito mas mesmo quando do diagnóstico precoce, não há na prática muito a ser feito antes do nascimento, exceto programar o parto em um hospital com todo o suporte de UTI e cirurgia pediátrica. Algumas intervenções fetais são ainda experimentais e ainda não demonstraram melhora na sobrevida geral.
Em relação à cirurgia, ela geralmente é realizada apenas quando o bebê está totalmente estabilizado, algumas vezes vários dias após o nascimento.
A única coisa boa é que a HDC geralmente é uma malformação sem recorrência familiar e a chance de em uma próxima gestação ocorrer algum novo problema fetal é mínima, praticamente igual a qualquer gestação.
Espero ter podido auxiliá-la.
Um abraço e não se atormente.
Dr. Luis Ricardo Longo dos Santos.
 
ESPERO TER AJUDADO .... FAREI MAIS POST SOBRE O ASSUNTO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário